Blog do China

Espaço para prática da disciplina de Webjornalismo
UFMT- Campus do Araguaia
( atualizado semanalmente )

sábado, 28 de novembro de 2009

RECOMEÇAR - Carlos Drummond de Andrade


Não importa onde você parou...
em que momento da vida você cansou...
o que importa é que sempre é possível e
necessário "Recomeçar".

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...
é renovar as esperanças na vida e o mais importante...
acreditar em você de novo.

Sofreu muito nesse período?
foi aprendizado...

Chorou muito?
foi limpeza da alma...

Ficou com raiva das pessoas?
foi para perdoá-las um dia...

Sentiu-se só por diversas vezes?
é porque fechaste a porta até para os anjos...

Acreditou que tudo estava perdido?
era o início da tua melhora...

Pois é...agora é hora de reiniciar...de pensar na luz...
de encontrar prazer nas coisas simples de novo.

Que tal
Um corte de cabelo arrojado...diferente?
Um novo curso...ou aquele velho desejo de aprender a
pintar...desenhar...dominar o computador...
ou qualquer outra coisa...

Olha quanto desafio...
quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te
esperando.

Tá se sentindo sozinho?
besteira...tem tanta gente que você afastou com o
seu "período de isolamento"...
tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu
para "chegar" perto de você.

Quando nos trancamos na tristeza...
nem nós mesmos nos suportamos...
ficamos horríveis...
o mal humor vai comendo nosso fígado...
até a boca fica amarga.

Recomeçar...
hoje é um bom dia para começar novos
desafios.

Onde você quer chegar?
ir alto...sonhe alto... queira o
melhor do melhor... queira coisas boas para a vida...
pensando assim trazemos prá nós aquilo que desejamos...
se pensamos pequeno...
coisas pequenas teremos...

já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente
lutarmos pelo melhor...
o melhor vai se instalar na nossa vida.
E é hoje o dia da faxina mental...
joga fora tudo que te prende ao passado... ao mundinho
de coisas tristes...

fotos...peças de roupa, papel de bala...ingressos de
cinema, bilhetes de viagens...
e toda aquela tranqueira que guardamos
quando nos julgamos apaixonados...
jogue tudo fora... mas principalmente...
esvazie seu coração... fique pronto para a vida...
para um novo amor...

Lembre-se somos apaixonáveis...
somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes...
afinal de contas...
Nós somos o "Amor"...

" Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do
tamanho da minha altura."


sexta-feira, 27 de novembro de 2009

DESABAFO: O quanto vale uma pessoa?

Talvez, se pudéssemos mensurar o valor de uma pessoa, não seriam balanças comuns que usaríamos, mas a opinião daqueles que a cercam. E essa balança de opinião tende a ser manipulada pelos olhos. Vou explicar: você já atentou o quanto pessoas que encontram-se financeiramente bem, são bajuladas e bem criticadas ? Não? Então, precisa abrir os olhos.
Por outro lado, a opinião pública tende a “matar” aquele que não se enquadra no perfil anteriormente descrito. E aquela velha máxima me vem à cabeça: “o indivíduo vale o quanto pesa”.
Eu, particularmente, experimentei isso “na pele” quando trabalhava em um órgão público federal. Tapinhas nas costas, apertos de mão, saudações entusiásticas de pessoas que eu nem conhecia, e tantas outras formas de “rasgação de seda” que iam me massageando o ego, que fui levado por uma corrente de soberba.
Quando ocorreu o meu afastamento deste serviço público, notei claramente que não só fui ignorado, mas também repelido totalmente de alguns círculos sociais.
As pessoas ( aquelas dos tapinhas nas costas e saudações ) se escondiam ou desviavam o caminho para não terem o desprazer de falsamente cumprimentar-me.
Aliada à decepção caminha a frustração, quando você espera a sinceridade numa relação. Confiança, consideração, apoio, são características ausentes em certas situações de nossas vidas. No entanto, servem para o nosso crescimento e amadurecimento.
Nunca espere nada de ninguém, a não ser de você mesmo. As pessoas são suscetíveis às mudanças de opinião rapidamente e, em algum momento, vão magoá-lo. Aprenda isso, erga a cabeça e siga em frente, porque a única pessoa capaz de detê-lo de ser feliz, é só você mesmo.

""Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar.
Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores.
E você aprende que realmente pode suportar… que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida! Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse o medo de tentar.""
( O menestrel - William Shakeaspeare )


Por: Adilson Barbosa ( Chin@ ) 2º semestres de Comunicação Social – Jornalismo UFMT

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A expectativa de ser e fazer notícia.

Há aproximadamente um ano, iniciamos um desafio recheado de expectativas. Se boas ou ruins, elas nos impulsionaram a trilhar e buscar o conhecimento. Voluntária ou involuntariamente, cada um se via como o protagonista de uma história utópica: fazer “o jornalismo” certo.
O primeiro passo foi ingressar nas fileiras acadêmicas de uma Universidade Federal. O segundo, e não menos desafiador, foi conhecer e compartilhar experiências com pessoas totalmente diferentes, em nível intelectual, conhecimento cognitivo, e outros.
Compartilhamos momentos únicos de descobrimento dessa complexa área que é a comunicação e percebemos que somos pluralmente interligados e alienados nesta aldeia global do Sr. Marshall Macluhan.
Superamos desafios, e não foram poucos, na tentativa de levar adiante esse pioneiro curso, tão observado e cobrado pela sociedade.
Estamos encerrando o primeiro ano. O primeiro passo foi dado e, ao olhar para trás tenho a convicção de que tudo está valendo a pena.

“Não fiquei com medo de ver o mar, mas sou cauteloso em navegar em suas ondas”


Por: Adilson Barbosa ( Chin@ )- 2º semestre Comunicação Social-Jornalismo UFMT

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Dor : Prancha ou Trampolim: o que vai ser ?

"A dor é temporária. Ela pode durar um minuto, ou uma hora, ou um dia, ou um ano, mas finalmente ela acabará e alguma outra coisa tomará o seu lugar. Se eu paro, no entanto, ela dura para sempre."
(Lance Armstrong)

Fico a me questionar qual o real sentido da palavra Dor....
E confesso que os vários entendimentos acerca desta incógnita da psiqué humana me levam a acreditar que ela é a responsável pelo nosso amadurecimento, e evitá-la seria um erro.
Senão, como explicar as diferentes reações aos acontecimentos que causam algum tipo de dor ou transtorno?
Aqueles que sucumbem a este sentimento, entram em depressão, desespero, desenvolvem traumas e tantas outras manifestações negativas que em nada acrescentam.
Por outro lado, os que vêm o lado positivo da dor, de uma forma geral, proporcionam uma reviravolta em suas vidas e nas dos outros.
Dor...então este sentimento pode determinar sucesso ou fracasso ?
Definitivamente, acredito que sim. Mas, isso vai depender de um simples gesto. Uma decisão entre seguir ou se entregar.
Isso não significa que decidir avançar e não se entregar vá extingui-la, mas pode amenizá-la.
Você pode decidir seu destino a partir da dor: pode ser a prancha para cair em um oceano profundo ou o trampolim para você impulsionar e alçar vôos mais altos. Só depende de você...

Por: Adilson Barbosa ( Chin@ ) - 2° Semestre Comunicação Social - Jornalismo

UFMT/ BARRA DO GARÇAS



sábado, 21 de novembro de 2009

FENAJ pedirá esclarecimentos sobre decisão do STF contra o diploma

Retirada da pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado desta quarta-feira, a PEC 33/09, que reinstitui a exigência de diploma para o exercício do Jornalismo, irá à votação no dia 25 de novembro. A FENAJ entrará com embargos declaratórios até sexta-feira (20) sobre o acórdão com a decisão do STF. Para a próxima semana, a FENAJ se reunirá com a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma para tratar da tramitação das PECs no Congresso Nacional, e com o ministro do Trabalho, Carlos Luppi, para abordar procedimentos quanto à emissão do registro profissional.Incluída na pauta da CCJC desta quarta-feira, a PEC 33/09 foi retirada por solicitação de seu autor, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE). A matéria voltará à pauta no dia 25 de novembro. Valadares considerou que na sessão da próxima semana haverá condições mais favoráveis para a aprovação da PEC.Também na próxima semana a FENAJ se reunirá com a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma e com os proponentes das propostas que tramitam na Câmara e no Senado. Um dos objetivos é discutir a composição da Comissão Especial a ser criada para agilizar a tramitação das matérias e buscar junto ao presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB/SP), sua instalação. Na reunião será discutida, também, a possibilidade de fusão das duas propostas para que possam ser analisadas e votadas em sessão conjunta da Câmara e Senado.Excessos e omissõesNesta segunda-feira dirigentes da FENAJ e do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo reuniram-se com o advogado João Roberto Pizza Fontes, que representa as duas entidades junto ao STF. Com a publicação do acórdão sobre a decisão do STF na semana passada, expira nesta sexta-feira (20) o prazo de cinco dias para apresentação de embargos.Sérgio Murillo de Andrade, presidente da FENAJ, adianta que as entidades farão vários pedidos de esclarecimentos, pois em sua avaliação o texto do acórdão contém “excessos e omissões”. Segundo ele, um dos excessos flagrantes é a conclusão de que a criação de um Conselho Federal de Jornalistas seria inconstitucional por ferir a liberdade de expressão. "O STF, escandalosamente, foi além do que as próprias empresas pediram no recurso", protesta.Segundo ele, o texto também deixa dúvidas sobre a emissão do registro profissional da categoria. “Pelo que o acórdão leva a entender, até o registro profissional de jornalista pode ser considerado inconstitucional e inibidor da sagrada e inquestionável liberdade de empresa”. Para tratar desta questão, a FENAJ tem reunião agendada com o ministro Carlos Luppi, na próxima terça-feira (25), às 17h. Após o julgamento do STF, o Ministério do Trabalho e Emprego suspendeu uma série de procedimentos relativos à emissão do registro profissional de Jornalista, aguardando a publicação do acórdão para esclarecimentos de como atuar no caso. Como os representantes de vários Sindicatos da categoria estarão em Brasília para acompanhar a votação na CCJ do Senado, o objetivo de Sérgio Murillo é levá-los também para a audiência com o ministro. “Se até o Ministério tem dúvidas sobre o registro, imagine o tamanho da dúvida entre nós”, exclama.Vida realMuito gente ainda acredita que a polêmica que envolve o diploma para jornalista trata-se exclusivamente de um debate sobre ideais liberais e sobre liberdades individuais. Uma prova da ingenuidade: Por uma questão política, os empresários de comunicação do Paraná insistem em retirar a exigência do diploma da Convenção Coletiva de Trabalho dos jornalistas. Foi o que revelou o representante dos dois sindicatos patronais, o advogado Roberto Santiago, durante a quarta rodada de negociações, que aconteceu ontem (17/11) na sede do Sindicato dos Jornalistas.A posição dos donos dos veículos paranaenses explicita o que eles realmente desejam com a queda do diploma: desregulamentação da profissão e precarização das relações trabalhistas. Além disso, a intransigência dos empresários na mesa de negociação é bem diferente da postura que adotaram publicamente, quando se comprometeram em seguir contratando jornalistas profissionais. Prova da falta de compromisso com a qualidade da informação dá o maior grupo de comunicação do estado, a RPC, que, de forma oportunista, abriu um “cursinho” Talento Jornalismo para não-diplomados na área.“Essa é a vida real”, diz o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Paraná, Márcio Rodrigues. “O Supremo vive em uma ilha da fantasia e não tem dimensão do estrago que fez na organização da nossa profissão”, protesta. O Sindicato está convocando seus associados para dizer “não” à proposta patronal na assembléia marcada para a próxima semana.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Unicamp: medicina, arquitetura e comunicação são os cursos mais concorridos do vestibular 2010
Da RedaçãoEm São Paulo

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulgou nesta segunda-feira (19) a relação dos cursos mais procurados do vestibular 2010: medicina é o curso mais concorrido, com quase 10 mil candidatos, resultando em quase 90 candidatos por vaga. Ao todo, o vestibular 2010 tem 55.475 inscritos.
Em seguida, vêm as carreiras de medicina na Famerp (62,5 c/v), arquitetura e urbanismo (60,3 c/v), comunicação social e midialogia (37,9), ciências biológicas - integral (35,1 c/v), engenharia química - integral (31,9 c/v), farmácia (30,2 c/v), engenharia de produção (28,2 c/v), engenharia civil (27,4 c/v) e ciências econômicas - integral (24,5 c/v). Segundo a Unicamp, o vestibular 2010 teve 12,5% mais candidatos que o processo seletivo passado, em que foram registrados 49.322 inscritos. O recorde anterior havia ocorrido no ano de 2005, com 53.756 candidatos. Para esse ano, são oferecidas 3.444 vagas, distribuídas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto).A relação candidatos por vaga (c/v) geral passou de 14,4 no ano anterior para 16,1 nesta edição.
Primeira faseOs locais de prova da primeira fase serão divulgados em 5 de novembro. A prova da primeira fase acontece no dia 15 de novembro e será composta de uma redação e 12 questões gerais dissertativas das seguintes disciplinas: ciências biológicas, física, geografia, história, matemática, e química.O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 não será contado na primeira fase do vestibular 2010. O prazo para uso do exame seria incompatível com as novas datas do Enem 2009, que será aplicado em 5 e 6 de dezembro. Segundo a Comvest (Comissão Permanente para os vestibulares), o campo do Enem na inscrição será ignorado. A nota do Enem poderia contar para a prmeira fase do vestibular, valendo até 20% do exame. Os organizadores do vestibular dizem que o impacto da perda do Enem não será muito grande.
Segunda faseA lista de convocados para a segunda fase e os locais de prova serão divulgados em 16 de dezembro.Essa etapa será realizada entre os dias 10 e 13 de janeiro de 2010 e terá oito provas (duas por dia): I - língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa e ciências biológicas; II - história e química; III - física e geografia; IV - língua inglesa e matemática.As provas de aptidão para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música serão realizadas em Campinas, de 18 a 21 de janeiro de 2010.A lista de convocados em primeira chamada será divulgada em 4 de fevereiro de 2010. Outras informações podem ser obtidas no site da Unicamp.