Blog do China

Espaço para prática da disciplina de Webjornalismo
UFMT- Campus do Araguaia
( atualizado semanalmente )

domingo, 30 de maio de 2010

Um "delay" da tecnologia no Campus Araguaia

          Há tempos, o Curso de Jornalismo do Campus Araguaia vem sendo pioneiro dos avanços estruturais daquelas instalações. Vejamos: foi a primeira turma a ter aulas em condições precárias e a "fincar" ( literalmente ) os pés na lama, que mais parecia um ambiente "off road". Viu os primeiros sinais de asfalto e novos prédios se levantarem. Testemunhou, a chegada dos novos calouros das primeiras turmas selecionadas inteiramente pelo ENEM. Ouviu , também, o anúncio da implantação do laboratório de informática, com equipamentos novíssimos, com ar condicionado, cadeiras confortáveis, bancadas,etc. Tudo muito bonito, muito atrativo. Mas e a conexão com internet ? Será possível que não foi pensado neste aspecto básico para sustentação de um curso que tem como um dos seus suportes fundamentais a conexão com a "grande teia" ?
      O absurdo maior que os alunos enfrentam é o de terem de assistir às aulas da disciplina de Webjornalismo sem nenhuma conexão com a Web. Legal isso não? E, se essa moda pega? Que tal mandarmos nossos policiais às ruas para combater o crime com armas potentes, de grosso calibre, mas sem munição? E ainda, em época de Copa do Mundo, o que seria do grande espetáculo do futebol mundial sem a bola?
          É essa a realidade que os alunos do Curso de Jornalismo enfrentam. Teoria aliada á prática é essencial para o bom desenvolvimento de todo e qualquer curso, ainda mais aquele que foca numa profissão em que a base é a comunicação.



                               "Só se conhece o que se pratica." 
                                      (Barão de Montesquieu )
          






2 comentários:

  1. Crítico, irônico e com posicionamento bem claro como sempre. Fica complicado mesmo desenvolver-se academicamente sem estrutura. Apesar de "o alununo fazer o curso" como se diz por aí, o que se vê é um grande descaso com o curso de Comunicação Social no campus do Araguaia. Não me sinto parte mais disso, não tenho feito parte dessa turma por um tempo, apenas em listas de matrícula meu nome existe. Contudo, desejo que você continuem assim unidos e buscando melhorias para o curso, tem que mudar, E TEM QUE SE AGORA! Abraço China, o blog está muito interessante!

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi...

    Sinceramente, há males que vêm pra bem.Infelizmente, ou felizmente, o descaso com nosso curso e a nossa intolerância com isso, vem despertando o nosso senso crítico e, com isso, estamos, talvez, mais compromissados em lutar por nossos direitos.

    ResponderExcluir