Blog do China

Espaço para prática da disciplina de Webjornalismo
UFMT- Campus do Araguaia
( atualizado semanalmente )

sábado, 19 de setembro de 2009

Jornalista: Ser ou não ser, eis a dúvida...

Há dias estamos convivendo com uma situação que nos deixa profundamente preocupados com a incerteza da absorção ou não, no mercado de trabalho, de muitos profissionais formados na área de Comunicação Social. E agradecemos esse "choque" ao Sr. Gilmar Mendes, Presidente do Supremo Tribunal Federal que, em seu discurso ( ou seria justificativa ) , comparou-nos a cozinheiros práticos, os quais não necessitam de diploma para exercer uma profissão.
Talvez, se dar uma informação apurada, com a preocupação da veracidade dos fatos, imparcial e profissional, seja a mesma ação de fritar um ovo, acredito que, realmente, não há interesse de nossos magistrados em qualificar a opinião pública.
Para engrossar ainda mais esse "angú", temos que suportar os "sem diplomas" da imprensa, ironizarem aos acadêmicos, acreditando que agora é perda de tempo ter um diploma específico na área.
Honestamente, começo a concordar com eles. Não existe e não há a necessidade de possuir um diploma para ser bom, nem na área jornalística ou outras tantas em que a prática pode superar a teoria. Mas, fundamental é a necessidade de ser bom, ou melhor, ótimo naquilo que se quer mostrar. Os maus profissionais não sobreviverão à maré da informação e da cobrança popular quando estas requererem qualidade e objetividade. Nós estamos aprendendo o "caminho das pedras", mas e eles ? Estão buscando esse caminho ou serão as próprias "pedras" ?

Um comentário:

  1. Fico com o "serão as próprias pedras".
    E desde que o mundo é mundo a pessoa tem que ser boa no que faz profissionalmente. A categoria foi "mutilada" de seus direitos, mas ainda assim acredito que os bons sobreviverão SIM!

    ResponderExcluir